Santa Marta

Ações

Veja abaixo as principais ações realizadas pela Prefeitura do Rio desde 2009 neste território.

Conservação urbana e ambiental

Mutirão Reflorestamento

Secretaria Municipal de Meio Ambiente
Reflorestamento de 6 hectares de vegetação de Mata Atlântica, utilizando mão de obra da comunidade, em regime de mutirão remunerado.  Atualmente, seis trabalhadores atuam na manutenção.

Sou + Minha Comunidade – CGC

Secretaria Municipal de Conservação
Reforma e revitalização de áreas de lazer, com envolvimento de lideranças e moradores no processo para que deem sugestões e para incentivá-los a contribuir para o bom uso e a conservação do espaço. A ação atendeu a Praça Corumbá, em 2015.  

Intervenções de conservação – CGC

Secretaria Municipal de Conservação
Desde 2009, foram realizadas 29 intervenções de manutenção e/ou conservação dos espaços públicos desta comunidade.

Banho de Luz – RioLuz

Secretaria Municipal de Conservação
Ação que fez a reformulação de 398 pontos de luz e implantação de 102 novos pontos em 2010.

Rotina de Manutenção da Iluminação Pública – RioLuz

Secretaria Municipal de Conservação
Rotina de manutenção mensal da iluminação nas áreas pacificadas, que acontece com apoio de lideranças locais e associações de moradores.

Vamos Iluminar

Secretaria Municipal de Conservação - Rio Luz
Equipes da RioLuz atuam regularmente na manutenção da iluminação pública e substituição de lâmpadas. Além disso, foi feita a correção de pontos apagados e de lâmpadas acesas durante o dia.

Nova Logística – Comlurb                  

Secretaria Municipal de Conservação
Introdução de novos equipamentos para executar o serviço de limpeza de acordo com particularidades e topografia da região.  Neste território são coletadas 6,2 toneladas de lixo por dia e há 1 caixa metálica;  1 caixa compactadora; 40 contêineres; 5 veículos; e 15 garis.  

Cultura, esporte, turismo e lazer

Desenvolvimento da Atividade Turística/ Turismo de Favela – RIOTUR/SETUR

Secretaria Especial de Turismo
O projeto consiste na identificação e apoio aos produtos e serviços turísticos  locais como forma de impulsionar  a atividade  nas favelas da cidade.  Esse impulso contribui para a geração de emprego e renda e na divulgação das comunidades como produto de turismo.

Guia de Bolso de Favelas – RIOTUR/SETUR

Secretaria Especial de Turismo
O Guia contém o mapa da comunidade, o contato dos guias locais, informações sobre o que pode ser visitado, onde  comer e os eventos e atividades.

Troca-Troca de Livros nos territórios pacificados

Secretaria Municipal de Cultura
Potencializar ações locais, formais e informais, de fomento à leitura nos territórios pacificados através da disponibilização de estante carrinho, doação de acervo literário, formação de mediadores de leitura, ações de mediação e troca-troca de livros.

Edital de ações locais

Secretaria Municipal de Cultura
O Edital de Ações Locais 2014 selecionou 85 ações locais na cidade do Rio de Janeiro (65 inscritas por pessoas físicas e 20 por microempreendedores individuais-MEI). As ações locais selecionadas receberam o prêmio de R$ 40 mil e passaram a fazer parte do calendário oficial de comemoração de 450 anos da fundação histórica da cidade. O valor recebido deverá ser utilizado na manutenção e na continuidade da ação por mais um ano. A Folia de Reis Penitentes do Santa Marta foi contemplada com o edital.

Rio em Forma Olímpico

Secretaria Municipal de Esportes e Lazer
Realização de atividades esportivas, de viés educacional, para minimizar a evasão escolar, estimular a melhora na qualidade de vida e potencializar o capital social dos moradores das comunidades envolvidas.

Educação e acesso à informação

Obras na educação

Secretaria Municipal de Educação
Reforma da Escola Municipal Marechal Hermes.

Inclusão produtiva e redução da pobreza

Núcleo de Justiça Comunitária

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social
O projeto Núcleo de Justiça Comunitária, pretende ampliar o acesso à justiça complementando as ações de segurança pública desenvolvidas nas comunidades pacificadas.  O 1º Núcleo de Justiça Comunitária da SMDS, localizado na favela Santa Marta, disponibiliza 23 profissionais, dentre assistentes sociais, advogados, psicólogos e agentes comunitários que auxiliam no esclarecimento de dúvidas relacionadas aos direitos e deveres dos cidadãos, questões de ordem jurídica, além da realização de mediação de conflitos dos moradores da localidade e adjacências.

Família Carioca em Casa

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social
Visitas domiciliares são realizadas semestralmente por funcionários da SMAS, para diagnosticar se a família está em situação de risco social e encaminhá-la para atendimento em um dos órgãos que integram a rede socioassistencial da Prefeitura. Em Botafogo, no ano de 2013, 277 famílias recebiam o benefício.

Bolsa Família

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social/Governo Federal
Programa federal de transferência direta de renda com condicionalidades, acessado após inserção no Cadastro Único. O Bolsa Família visa a contribuir para a educação das crianças e dos adolescentes, melhorar a saúde das crianças,  mulheres grávidas e mães que estão amamentando.

Cartão Família Carioca

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social
Renda mensal complementar às famílias do programa Bolsa Família. O valor do benefício depende da renda e do número de pessoas da família e as famílias que têm menos renda ganham mais. O objetivo é reduzir os atuais níveis de pobreza e indigência, incentivar a melhoria do desempenho escolar dos alunos das escolas públicas e garantir a adesão dos beneficiários às Clínicas da Família.

Rio Ecosol

Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico e Solidário
Engloba o Ponto Solidário Rio Ecosol, que consiste em um espaço de comercialização de produtos confeccionados por empreendedores locais e difusão da economia solidária,  e o Projeto Rio Economia Solidária, que apoia empreendimentos solidários por meio de recursos (cessão de equipamentos e mobiliário).

Empresa Bacana

Instituto Pereira Passos
Em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego, Secretaria de Ordem Pública, Sebrae, Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescon), o IPP, em 2011, incentivou a formalização de 60 empreendedores da comunidade, no programa Empresa Bacana.

Saúde e assistência social

Rio Ar Livre (RAL)

Secretaria Municipal de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida
Projeto realizado em praças da cidade com o objetivo de proporcionar atividades de musculação para idosos.  

Saúde na Escola

Secretaria Municipal de Saúde
Ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino. Participam do programa a Escola Municipal Joaquim Abílio Borges, Escola Municipal México e Espaço de Desenvolvimento Infantil Marechal Hermes.  

Programa Academia Carioca da Saúde

Secretaria Municipal de Saúde
Estimula a prática de exercícios orientados por um professor e equipe da Clínica da Família, diminuindo vulnerabilidades e riscos à saúde dos usuários.

Programa Cegonha Carioca

Secretaria Municipal de Saúde
Oferece o passaporte cegonha à gestante para saber o local do parto, podendo realizar visita prévia para esclarecer dúvidas e receber seu enxoval. Prevê, ainda, o serviço de ambulância para levar à maternidade. As gestantes da Clínica da Família Santa Marta são referenciadas para a Maternidade Escola da UFRJ.

Estratégia Saúde da Família (ESF)

Secretaria Municipal de Saúde
Parte do Programa Saúde Presente, de atenção integral às famílias, promove a saúde com oferta de cuidados primários segundo as necessidades da população de forma contínua e permanente. Cada equipe de Saúde da Família é composta, geralmente, por 1 médico, 1 enfermeiro, 1 técnico de enfermagem e 6 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e atende a 3.000 pessoas .

Obras na Saúde

Secretaria Municipal de Saúde
Implantação de duas Clínicas da Família (CF Santa Marta e CF Polo de Inclusão Social Padre Velloso)  

Serviços urbanos

Programa Bicho Rio

Secretaria Municipal de Proteção e Direito dos Animais
Com o objetivo controlar a população de cães e gatos abandonados em áreas públicas, bem como orientar e educar o cidadão sobre a posse responsável de animais domésticos, o Programa Bicho Rio realizou uma palestra e atendeu 22 animais deste território.

Sistema de Alarme por Sirenes

Defesa Civil Municipal
A população das áreas de risco é encaminhada para os 2 pontos de apoio existentes no território quando o sistema de alarme sonoro é acionado, em caso de chuvas fortes. 2 sirenes  foram instaladas e todo o território é coberto pelo sistema.

Urbanização e habitação

POUSO (Posto de Orientação Urbanística e Social)

Secretaria Municipal de Urbanismo
Posto avançado da Prefeitura para promoção da regularização urbanística nas áreas declaradas por lei como de especial interesse social (AEIS) através de orientação social, urbanística e de fiscalização.  O POUSO atua em todo o território do Santa Marta (dentro dos limites da AEIS) e realizou, neste território, o reconhecimento de logradouros.

Prevenção em área de risco

Geo-Rio
Realização de mapeamento de áreas que apresentam risco de desabamento em toda a região da UPP.

TODO O CONTEÚDO DESTE WEBSITE ESTÁ LICENCIADO SOB A CC ATTRIBUTION 3.0 BRAZIL, EXCETO QUANDO ESPECIFICADO EM CONTRÁRIO E NOS CONTEÚDOS REPLICADOS DE OUTRAS FONTES.