Mangueira

Ações

Veja abaixo as principais ações realizadas pela Prefeitura do Rio desde 2009 neste território.

Conservação urbana e ambiental

Nova logística da coleta de lixo

Comlurb
Introdução de novos equipamentos para executar o serviço de limpeza de acordo com particularidades e topografia da região.  Neste território são coletadas 32,2 toneladas de lixo por dia e há 5 caixas metálicas; 1 caixa compactadora; 84 contêineres; 7 laranjões; 8 veículos e 35 trabalhadores comunitários.

Intervenções de conservação

CGC
Desde 2009, foram realizadas 52 intervenções de manutenção e/ou conservação dos espaços públicos desta comunidade.

Implantação e reformulação da iluminação pública

RioLuz
Modernização de 275 pontos de luz e implantação de 17 novos pontos.

Rotina de Manutenção da Iluminação Pública – RioLuz

Secretaria Municipal de Conservação
Rotina de manutenção mensal da iluminação nas áreas pacificadas, que acontece com apoio de lideranças locais e associações de moradores.

Programa Mutirão de Reflorestamento

Secretaria Municipal de Meio Ambiente
Reflorestamento  da vegetação de Mata Atlântica, utilizando mão de obra da comunidade, em regime de mutirão remunerado.

Cultura, esporte, turismo e lazer

Rio em Forma Olímpico

Realização de atividades esportivas, de viés educacional, para minimizar a evasão escolar, estimular a melhora na qualidade de vida e potencializar o capital social dos moradores das comunidades envolvidas.  Na Mangueira, são oferecidas aulas de Futebol Society e Luta Livre.

Ponto de Cultura conveniado com a SMC

Secretaria Municipal de Cultura
A Rede Carioca de Pontos de Cultura é formada por cinquenta Pontos de Cultura e seis Pontões. Estes núcleos são reconhecidos nas suas regiões como produtores e irradiadores de cultura. Através do Programa Cultura Viva, eles ganham apoio financeiro e são articulados em rede. Na Mangueira existe o Projeto GerAções - Para Não Perder a Memória, cuja instituição proponente é Centro Cultural Cartola.

Edital de Ações Locais

Secretaria Municipal de Cultura
O Edital de Ações Locais 2014  selecionou 85 ações locais na cidade do Rio de Janeiro (65 inscritas por pessoas físicas e 20 por microempreendedores individuais -MEI). As ações locais selecionadas receberam o prêmio de R$ 40 mil e passaram a fazer parte do calendário oficial de comemoração de 450 anos da fundação histórica da cidade. O valor recebido deverá ser utilizado na manutenção e na continuidade da ação por mais um ano. Na Mangueira, foi contemplada a oficina Aproveitamento e Reaproveitamento de Alimentos: A Arte de Cozinhar.

Troca-Troca de Livros

Secretaria Municipal de Cultura
Potencializar ações locais, formais e informais, de fomento à leitura nos territórios pacificados através da disponibilização de estante carrinho, doação de acervo literário, formação de mediadores de leitura, ações de mediação e troca-troca de livros.

Educação e acesso à informação

Transforma 2016

Secretaria Municipal de Educação
A Escola Municipal Uruguai participa do programa, que leva os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos para dentro das escolas através de atividades multidisciplinares.

Escola Bilíngue

Secretaria Municipal de Educação
O ensino bilíngue na Escola Municipal Mestre Waldemiro abrange os alunos da Educação Infantil ao 6º ano com parte dos conteúdos escolares sendo ministrados em Língua Inglesa.

Turno Único

Secretaria Municipal de Educação
A Escola Municipal Mestre Waldemiro oferece turno único de 7 horas.

Entre Jovens

Secretaria Municipal de Educação
A Escola Municipal General Humberto de Souza Mello é parte do programa, realizado em parceria com o Instituto Unibanco, que oferece tutoria para melhorar o desempenho escolar dos alunos da rede pública.

Escola do Amanhã

Secretaria Municipal de Educação
A Escola Municipal Humberto de Campos e a Escola Municipal José Moreira da Silva integram o programa, cujo objetivo é reduzir a evasão escolar e melhorar a aprendizagem no ensino fundamental nas áreas mais vulneráveis.

Inclusão produtiva e redução da pobreza

Família Carioca em Casa

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social
Visitas domiciliares são realizadas semestralmente por funcionários da SMDS, para diagnosticar se a família está em situação de risco social e encaminhá-la para atendimento em um dos órgãos que integram a rede socioassistencial da Prefeitura. Em 2013, no Bairro Mangueira, 1241 famílias recebiam o benefício; o número de famílias atendidas em São Cristóvão e Benfica era 908 e  1.182, respectivamente.

Bolsa Família

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social/Governo Federal
Programa federal de transferência direta de renda com condicionalidades, acessado após inserção no Cadastro Único. O Bolsa Família visa a contribuir para a educação das crianças e dos adolescentes, melhorar a saúde das crianças,  mulheres grávidas e mães que estão amamentando.

Cartão Família Carioca

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social
Renda mensal complementar às famílias do programa Bolsa Família. O valor do benefício depende da renda e do número de pessoas da família e as famílias que têm menos renda ganham mais. O objetivo é reduzir os atuais níveis de pobreza e indigência, incentivar a melhoria do desempenho escolar dos alunos das escolas públicas e garantir a adesão dos beneficiários às Clínicas da Família.

Saúde e assistência social

Obras na Saúde

Secretaria Municipal de Saúde
Reforma de um Centro Municipal de Saúde e implantação de duas Clínicas da Família (CF Dona Zica e CF Carioca)

Saúde na Escola

Secretaria Municipal de Saúde
Ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino. Participam do programa a Escola Municipal José Moreyra da Silva, a Escola Municipal Humberto de Campos, a Creche Municipal Adalberto Ismael de Souza, a Creche Municipal Eduardo Moreira dos Santos, a Creche Municipal Homero José dos Santos, a Creche Municipal Nação Mangueirense, a Creche Municipal Vovó Lucíola e o Espaço de Desenvolvimento Infantil Morro dos Telégrafos.

Programa Academia Carioca da Saúde

Secretaria Municipal de Saúde
Estimula a prática de exercícios orientados por um professor e equipe da Clínica da Família, diminuindo vulnerabilidades e riscos à saúde dos usuários.

Estratégia de Saúde da Família

Secretaria Municipal de Saúde
Parte do Programa Saúde Presente, de atenção integral às famílias, promove a saúde com oferta de cuidados primários segundo as necessidades da população de forma contínua e permanente. Cada equipe de Saúde da Família é composta, geralmente, por 1 médico, 1 enfermeiro, 1 técnico de enfermagem e 6 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e atende a 3.000 pessoas.

Serviços urbanos

Sistema de alarme por sirenes

Defesa Civil Municipal
A população das áreas de risco é encaminhada para os pontos de apoio quando o sistema de alarme sonoro é acionado em caso de chuvas fortes. Dentro do perímetro deste território existem 5 sirenes e 5 pontos de apoio, mas os moradores também podem procurar abrigo em pontos de apoio localizados no entorno de sua comunidade. Todas as comunidades com área de risco geotécnico são atendidas.

Urbanização e habitação

Programa de Mitigação de Risco Geotécnico

GeoRio
Travessa da Rosa e na Rua Jupará, Rua Visconde de Niterói, receberam obras emergenciais de contenção de encosta.

TODO O CONTEÚDO DESTE WEBSITE ESTÁ LICENCIADO SOB A CC ATTRIBUTION 3.0 BRAZIL, EXCETO QUANDO ESPECIFICADO EM CONTRÁRIO E NOS CONTEÚDOS REPLICADOS DE OUTRAS FONTES.