Escondidinho / Prazeres

Ações

Veja abaixo as principais ações realizadas pela Prefeitura do Rio desde 2009 neste território.

Conservação urbana e ambiental

Mutirão Reflorestamento – SMAC

Secretaria Municipal de Meio Ambiente
Reflorestamento da vegetação de Mata Atlântica, utilizando mão de obra da comunidade, em regime de mutirão remunerado. Neste território, 8 trabalhadores atuam na manutenção de 9,64 hectares de plantio de vegetação nativa de mata atlântica.

Nova Logística – Comlurb     

Secretaria Municipal de Conservação
Introdução de novos equipamentos para executar o serviço de limpeza de acordo com particularidades e topografia da região.  Neste território são coletadas 8,8 toneladas de lixo por dia, havendo 7 garis/agentes, 3 caixas metálicas, 2 caminhões compactadores, 1 basculante, 1 poliguindaste simples, 1 basculante satélite e 52 contêineres.

Intervenções de conservação – SECONSERVA/CGC

Secretaria Municipal de Conservação
Desde 2009, foram realizadas 35 intervenções de manutenção e/ou conservação dos espaços públicos deste território.

Rotina de Manutenção da Iluminação Pública – RioLuz

Secretaria Municipal de Conservação
Rotina de manutenção mensal da iluminação nas áreas pacificadas, com apoio de lideranças locais e associações de moradores.

Programa Reluz – RioLuz

Secretaria Municipal de Conservação
Substituição de 166 pontos de luz antigos de mercúrio por mais modernos de vapor de sódio. A mudança implica redução do impacto ambiental e aumento da luminosidade em 30%, além da redução de cerca de 7% no consumo de energia.

Implantação e reformulação da iluminação pública – RioLuz

Secretaria Municipal de Conservação
Modernização de 152 pontos de luz.

Sistema Alerta Rio

Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil
Desenvolvido pela Defesa Civil, o sistema de alerta comunitário tem o objetivo de reforçar a atuação em casos de urgências, utilizando-se de tecnologias de prevenção a desastres naturais. Acionadas remotamente do Centro de Operações da Prefeitura, as sirenes alertarão quanto ao índice pluviométrico de uma região, assim que chegar a 40mm, em uma hora, orientando a população a se dirigir a um ponto de apoio. O Alerta se utiliza ainda de aparelhos celulares cedidos pela Prefeitura, que recebem SMS (torpedos), em caso de ocorrências de chuvas. Representantes treinados das comunidades também atuam em parceria com o Sistema de Alerta Sonoro da Defesa Civil. Na UPP Escondidinho/Prazeres, já foi inaugurado e está em funcionamento.

Vamos Iluminar

Secretaria Municipal de Conservação - Rio Luz
Recuperação da iluminação pública: Equipes da RioLuz atuam regularmente na manutenção da iluminação pública, substituindo lâmpadas, recuperando e implantando pontos de luz. Além disso, foi feita a correção de pontos apagados e de lâmpadas acesas durante o dia.

Cultura, esporte, turismo e lazer

Guia de bolso de favelas

Secretaria Municipal de Meio Ambiente
O Guia contém o mapa da comunidade, o contato dos guias locais, informações sobre o que pode ser visitado, onde  comer, onde se hospedar .

Desenvolvimento da Atividade Turística/ Turismo de Favela

Secretaria Especial de Turismo
O projeto consiste na identificação e apoio aos produtos e serviços turísticos  locais como forma de impulsionar  a atividade  nas favelas da cidade.  Esse impulso contribuí para a geração de emprego e renda e na divulgação das comunidades como produto de turismo.

Rio em Forma Olímpico – SMEL

Secretaria Municipal de Esporte e Lazer
Realização de atividades esportivas, de viés educacional, para minimizar a evasão escolar, estimular a melhora na qualidade de vida e potencializar o capital social dos moradores das comunidades envolvidas. Neste território, são oferecidas aulas de hidroginástica, natação, dança de salão e judô.

Ginásio Experimental Olímpico

Secretaria Municipal de Educação
Este equipamento é voltado para os alunos com aptidões esportivas, com o objetivo de garantir que desenvolvam seu potencial, sem abrir mão de uma educação de excelência. O Ginásio Juan Antonio Samaranch começará a funcionar no início do ano letivo de 2012 e oferecerá 420 vagas para alunos do 6º ao 8º Ano.

Educação e acesso à informação

Transforma 2016

Secretaria Municipal de Educação
A Escola Municipal Juan Antonio Samaranch participa do programa, que leva os Jogos Olímpico e Paraolímpicos para dentro das escolas através de atividades multidisciplinares.  

Ginásio Experimental Carioca

Secretaria Municipal de Educação
A Escola Municipal Juan Antonio Samaranch integra o programa, que oferece educação integral para alunos do 7º ao 9º anos do ensino fundamental, a partir de 3 eixos competência acadêmica, projeto de vida e educação para valores.

Turno Único

Secretaria Municipal de Educação
A Escola Municipal Julia Lopes de Almeida e a Escola Municipal Juan Antonio Samaranch oferecem turno único de 7 horas.

Escola do Amanhã

Secretaria Municipal de Educação
A Escola Municipal Julia Lopes de Almeida integra o programa, cujo objetivo é reduzir a evasão escolar e melhorar a aprendizagem no ensino fundamental nas áreas mais vulneráveis.

Obras na educação

Secretaria Municipal de Educação
Implantação de um Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI Sarita Konder) e de uma escola (EM Juan Antonio Samaranch), com criação de 575 novas vagas.

Inclusão produtiva e redução da pobreza

Bolsa Família

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social/Governo Federal
Programa federal de transferência direta de renda com condicionalidades, acessado após inserção no Cadastro Único. O Bolsa Família visa a contribuir para a educação das crianças e dos adolescentes, melhorar a saúde das crianças,  mulheres grávidas e mães que estão amamentando.

Família Carioca em Casa

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social
Visitas domiciliares são realizadas semestralmente por funcionários da SMDS, para diagnosticar se a família está em situação de risco social e encaminhá-la para atendimento em um dos órgãos que integram a rede socioassistencial da Prefeitura.

Cartão Família Carioca

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social
Renda mensal complementar às famílias do programa Bolsa Família. O valor do benefício depende da renda e do número de pessoas da família e as famílias que têm menos renda ganham mais. O objetivo é reduzir os atuais níveis de pobreza e indigência, incentivar a melhoria do desempenho escolar dos alunos das escolas públicas e garantir a adesão dos beneficiários às Clínicas da Família.

Saúde e assistência social

Obras na Saúde

Secretaria Municipal de Saúde
Reforma do Centro Municipal de Saúde (CMS) Salles Netto.

Programa Academia Carioca de Saúde

Secretaria Municipal de Saúde
Estimula a prática de exercícios orientados por um professor e equipe da Clínica da Família, diminuindo vulnerabilidades e riscos à saúde dos usuários.

Programa Cegonha Carioca

Secretaria Municipal de Saúde
Oferece o passaporte cegonha à gestante para saber o local do parto, podendo realizar visita prévia para esclarecer dúvidas e receber seu enxoval. Prevê, ainda, o serviço de ambulância para levar à maternidade.

Estratégia de Saúde da Família

Secretaria Municipal de Saúde
Parte do Programa Saúde Presente, de atenção integral às famílias, promove a saúde com oferta de cuidados primários segundo as necessidades da população de forma contínua e permanente. Cada equipe de Saúde da Família é composta, geralmente, por 1 médico, 1 enfermeiro, 1 técnico de enfermagem e 6 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e atende a 3.000 pessoas.

Serviços urbanos

Sistema de Alarme por Sirenes – Defesa Civil

Defesa Civil Municipal
A população das áreas de risco é encaminhada para os pontos de apoio quando o sistema de alarme sonoro é acionado em caso de chuvas fortes.  Foram instalados neste território 2 pontos de apoio e todas as comunidades são atendidas.

Urbanização e habitação

Programa de Mitigação de Risco Geotécnico – GeoRio

Secretaria Municipal de Obras
Foram realizadas obras de contenção de encosta no Morro dos Prazeres, na Creche Municipal José Marinho de Oliveira, no Morro da Torre Branca e em pontos da comunidade Júlio Otoni.

POUSO – Posto de Orientação Urbanística e Social

Secretaria Municipal de Urbanismo
Programa desenvolvido na SMU através da CAIS (Coordenadoria Geral das Áreas de Interesse Social), em favelas declaradas AEIS (Área de Especial Interesse Social). Regulariza as edificações existentes nas favelas, fiscaliza o cumprimento das normas, zela pela conservação das áreas públicas, orienta tecnicamente os moradores nas reformas de suas casas, solicita a atuação de outros órgãos e apoia as pessoas nas necessidades do dia-a-dia.    

Contenção de Encostas

Geo-Rio
Obras para contenção de encosta nas Ruas Gomes Lopes (altura do nº16), Engenheiro Veiga Brito e na Creche Municipal José Marinho de Oliveira, com investimento total de R$ 6,1 milhões.  

TODO O CONTEÚDO DESTE WEBSITE ESTÁ LICENCIADO SOB A CC ATTRIBUTION 3.0 BRAZIL, EXCETO QUANDO ESPECIFICADO EM CONTRÁRIO E NOS CONTEÚDOS REPLICADOS DE OUTRAS FONTES.