Parcerias

O setor de Mobilização e Parceria do Programa Rio+Social promove e articula ações com a sociedade civil e a iniciativa privada em favor do desenvolvimento social, econômico e cultural nas comunidades com Unidades de Polícia Pacificadora. As parcerias têm o objetivo de identificar, captar e apoiar potenciais projetos que venham a produzir resultados para o processo de integração da cidade.

As áreas estratégicas de atuação do setor são: Cultura, Esporte, Empreendedorismo, Saúde, Meio Ambiente e Educação.

Alguns parceiros e projetos estão relacionados abaixo:

 


power of sport shell

A Energia do Esporte

Shell

O projeto A Energia do Esporte consistiu na reforma completa do campo de futebol do Morro da Mineira, localizado no Complexo do São Carlos. Esta ação faz parte de um programa global da Shell chamado #makethefuture, cujo objetivo é inspirar jovens e empreendedores a não só perceber a ciência como uma profissão mas também ajudar a desenvolver soluções energéticas criativas para o futuro.  Fruto de uma parceria da Shell com o Rio+Social e a empresa inglesa Pavegen, o novo gramado sintético da comunidade recebeu placas de captação de energia solar e uma tecnologia capaz de converter o movimento dos jogadores em eletricidade. Nesta parceria, o Programa realizou a articulação com as instituições públicas necessárias para viabilização da reforma, além da promoção e garantia da governança participativa do projeto, através do relacionamento com instituições locais, moradores e Associação de Moradores do Morro do Catumbi. No dia 10 de setembro de 2014 o campo foi inaugurado e entregue à comunidade.

Área beneficiada: Complexo do São Carlos

Saiba mais

AGENTES DE PROMOÇÃO DA ACESIBILIDADE

Agentes de Promoção da Acessibilidade

Escola de Gente

O Projeto Agentes de Promoção da Acessibilidade teve como objetivo formar 160 adolescentes e jovens de comunidades pacificadas, oferecendo-lhes oportunidades de desenvolvimento como pessoa, cidadão e futuro trabalhador, além de fortalecer seu potencial de participação social e incidência política para a garantia de direitos.

Áreas beneficiadas: Caju, Cidade de Deus, Complexo do Alemão, Jacarezinho, Rocinha e Vila Kennedy.

Saiba mais

ARGILANDO

Argilando

A Parceria com a ONG Argilando tem sido desenvolvida em várias frentes de atuação, como através do fortalecimento do Banco de Doações, um projeto de arrecadação e distribuição de doações que tem como objetivo desenvolver o ato da doação e aproximar o doador do donatário, criando, desse modo, uma redes de oportunidades entre diversos setores e instituições. Além disso, o Programa Rio+Social é parceiro do projeto de Assessoria em Responsabilidades social, Terceiro Setor e Voluntariado, voltado para organizações não governamentais, empresas e pessoas físicas que atuam em projetos sociais, por meio de consultorias, workshops, palestras e oficinas gratuitas realizadas uma vez por semana em sua sede. O Rio+Social também trabalhou junto com o Argilando em diversas ações culturais nas comunidades pacificadas, onde a instituição ofereceu oficinas para crianças e jovens, contação de histórias e outras atividades recreativas. Vale destacar a parceria articulada pelo Rio+Social com o Supermercado Mundial em 2014, possibilitando a realização do Programa de Desenvolvimento Institucional para 35 empreendedores de todos os territórios pacificados.

Áreas Beneficiadas: Todas as favelas pacificadas.

 

Saiba mais


21

Audições nas comunidades pacificadas – Universidade Livre do Circo

Unicirco

Realização de audições ao longo do ano de 2013 nas comunidades pacificadas para identificar novos talentos e capacitá-los, despertando a técnica circense nos participantes. Ainda em andamento, através do programa de formação de plateia, a UNICIRCO disponibiliza ingressos gratuitos para moradores, instituições locais e alunos da rede pública de ensino assistirem ao seu espetáculo na Quinta da Boa Vista. 

Áreas beneficiadas: Todas as favelas pacificadas.

Saiba mais

BATALHA DO PASSINHO

Batalha do Passinho das UPPs

Redemunho Produções Artísticas e Culturais

A edição de 2013 da Batalha do Passinho foi uma iniciativa que buscou resignificar a cultura dos bailes funk, além de integrar os moradores das comunidades pacificadas, quebrando barreiras através da dança. Em parceria com o Rio+Social, de fevereiro a maio deste ano foi realizado um concurso em dezesseis favelas pacificadas em que jovens de toda a cidade do Rio de Janeiro se uniram para eleger o grande dançarino de funk da cidade.

Áreas beneficiadas: Todas as favelas pacificadas.


CIDADAO DO MUNDO

Cidadão Pró-Mundo

O objetivo do projeto é oferecer aos jovens a partir dos 16 anos uma formação na língua inglesa. As aulas são ministradas por voluntários, também jovens. Oprojeto tem a proposta da interação e troca juvenil a partir da língua inglesa e têm sido realizados, desde 2014 nas comunidades do Tabajara e Cerro Corá.

Áreas beneficiadas: Tabajaras e Cerro Corá

Saiba mais


CINEMA DA GENTE

Cinema da Gente

Inffinito – Núcleo de Arte e Cultura

Com o objetivo de contribuir com a democratização do acesso à cultura e promover a alfabetização audiovisual de jovens, o Cinema da Gente oferece oficinas de direção de arte e figurino, câmera e fotografia, atuação e roteiro em comunidades pacificadas do Rio de Janeiro. Os estudantes produzem ao longo das oficinas, um curta-metragem com o auxílio de profissionais qualificados, e após a conclusão das aulas os filmes são exibidos durante a Mostra de Cinema, que levará ainda longas-metragens brasileiros aos espaços públicos das comunidades com o objetivo de difundir produções cinematográficas nacionais e fomentar o interesse dos moradores.

Áreas beneficiadas: A primeira fase do projeto foi recebida pelas UPPs Andaraí, Batan, Mangueira, Pavão-Pavãozinho / Cantagalo, Santa Marta e Turano. A segunda fase irá contemplar as UPPs Escondidinho/Prazeres e Macacos.


COMUNIDADE SEBRAE

Circuito Gastronômico Sebrae na Mesa Comunidades

Sebrae

A primeira edição do evento aconteceu nos dias 8 e 9 de novembro de 2014 com apoio do Programa Rio+Social nas comunidades de Santa Marta, Tabajaras, Cabritos, Chapéu Mangueira e Babilônia. Durante o circuito, os visitantes puderam degustar autênticos pratos da culinária carioca. O objetivo do projeto foi mostrar e valorizar o potencial gastronômico das comunidades pacificadas, além de fomentar os negócios locais e contribuir para geração de emprego e renda. O Programa Rio+Social colaborou indicando atrações culturais e empreendedores, articulando locais para que fossem realizadas as capacitações oferecidas pelo SEBRAE e divulgando o evento dentro das comunidades. Em 2015, o evento aconteceu nos dias 12, 13, 19 e 20 de setembro. As mesmas comunidades do ano anterior foram contempladas e mais cinco novos territórios foram acrescentados ao circuito: Rocinha, Vidigal, Salgueiro, Morro do Pinto e Providência.

Áreas beneficiadas: Santa Marta, Tabajaras, Cabritos, Chapéu Mangueira, Babilônia, Providência, Salgueiro, Morro do Pinto, Rocinha e Vidigal.

Saiba mais

7

Coletivo Coca-Cola

Coca-Cola

Coletivo é um projeto da Coca-Cola em parceria com instituições locais que promove a implantação de Salas Coca-Cola nas comunidades, espaços que atuam como um centro de formação e oportunidades através de diferentes capacitações e encaminhamentos para o mercado de trabalho. O principal curso oferecido é o de formação para o mercado de varejo, voltado para jovens entre 15 e 25 anos. O projeto também encaminha os participantes para processos seletivos de grandes redes de varejo e para a própria Coca-Cola.  A parceria com o  Programa Rio+Social ocorreu nos anos de 2012 e 2013.

Áreas beneficiadas: Batan, Borel, Cidade de Deus, Macacos, Pavão-Pavãozinho/Cantagalo e Providência.

Saiba mais

Light_Comunidade_2011-novo

Comunidade Eficiente

Light

O objetivo do projeto é conscientizar os moradores de comunidades para o uso adequado da energia elétrica. Através de agentes comunitários e da parceria com as associações de moradores, o projeto leva às comunidades informações sobre uso eficiente da energia elétrica e dicas de segurança das instalações elétricas das casas. A Light realiza uma reforma geral da rede elétrica nas comunidades, e nas moradias mais precárias doa lâmpadas e geladeiras eficientes para os moradores. O projeto se baseia no Programa de Eficiência Energética, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica-ANEE.

Áreas beneficiadas: Andaraí, Batan, Borel, Chapéu-Mangueira/Babilônia, Cidade de Deus, Complexo do Alemão, Formiga, Macacos, Pavão-Pavãozinho/ Cantagalo, Santa Marta, São João, Providência Santa Marta, São João e Tabajaras/Cabritos.


JEQUITIBÁ 1

Curso de Rádios e Portais Comunitários

ONG Jequitibá

O curso realizado pela ONG Jequitibá ofereceu formação teórica e prática anualmente para Rádios e Portais Comunitários (com duração de 8 meses) desde 2011. O Programa Rio+Social colaborou com a iniciativa mapeando rádios e portais comunitários localizados nas comunidades pacificadas, cedendo espaço para as aulas, realizando articulações com as Secretarias Municipais e outros parceiros, além de ter garantido apoio técnico e logístico durante o curso. O ciclo de 2015/2016 foi o último oferecido pela ONG e contou com a participação de todas as rádios que já passaram por formações anteriores do projeto. São elas: Rádio Maré, Rádio Mulher (Alemão), Rádio Ação (Morro do Pinto), Radioweb Prazeres, Radioweb Cidade de Deus, Rádio Fazendo Arte (Turano), Rádio Show do Jacarezinho, Rádio Se Liga Salgueiro,  Radio Colégio Estadual Maria de Lourdes Oliveira Lavor e Rádio Bicuda.

Áreas beneficiadas: Prazeres, Alemão, Cidade de Deus, Turano, Jacarezinho, Salgueiro, Morro do Pinto e Maré.

Saiba mais

DE MAOS DADAS

De mãos Dadas por uma creche de qualidade –

Centro de Criação de Imagem Popular – Cecip / Instituto Dynamo / Secretaria Municipal de Educação -SME

O Projeto teve por objetivo contribuir para a melhoria da qualidade do atendimento das creches, por meio da capacitação de gestores de nove creches, conveniadas e/ou com possibilidade de conveniamento na Rocinha, a fim de melhorar o atendimento, a gestão e a qualidade da educação infantil ofertada às crianças. Esta parceria teve início em março de 2012 e foi encerrada em dezembro de 2013 no território da Rocinha. O Rio+Social acompanhou todas as etapas desta parceria e, através do amplo conhecimento sobre a comunidade, indicou as instituições mais adequadas e interessadas no projeto.

Área beneficiada: Rocinha

Saiba mais

ELAS

Elas em Movimento

Chevron e Elas Fundo de Investimento Social

O projeto capacita mulheres e oferece condições para que elas possam dar início a um negócio próprio que atenda as demandas das comunidades. O grupo de mulheres selecionado tem aulas de resolução de conflitos, aprende a administrar o dinheiro, a desenvolver parcerias e o empreendedorismo, a formar um negócio, além de receber orientações de comunicação e marketing.

As mulheres fazem um plano de negócio que visa suprir alguma falta da comunidade e também gerar renda. Elas ainda recebem recursos para montar e colocar seu negócio em prática e contam com uma consultoria para incentivar a busca de novas oportunidades empresariais e a garantia de sustentabilidade do negócio.

Áreas beneficiadas: Batan, Borel, Cidade de Deus e Providência.

Saiba mais

escoladegente

Escola de Gente

Os Inclusos e os Sisos nas UPPs

O Projeto Agente de Promoção da Acessibilidade atua na promoção do desenvolvimento humano, incentivando a inclusão e a acessibilidade de jovens portadores de deficiência e da formação em mídia acessível a jovens não portadores de deficiência, por meio do teatro. Os espetáculos oferecem de forma gratuita ao público de todas as idades, espetáculos lúdicos e provocativos sobre o conceito de inclusão. O projeto também oferece cursos de Libras (língua brasileira de sinais) e de audiodescrição em comunidades pacificadas do Rio de Janeiro. A ação visa despertar a sensibilidade e o interesse em práticas que fortaleçam as redes cidadãs locais, vindo de encontro a uma demanda na área da educação inclusiva identificada nas comunidades pacificadas da cidade do Rio de Janeiro.

Áreas beneficiadas: Andaraí, Batan, Caju, Cidade de Deus e Complexo do Alemão .

Saiba mais

windsor

Escola de Hotelaria Windsor

Hotel Windsor Barra

Com o objetivo de formar mão de obra qualificada para a hotelaria carioca, a rede Windsor oferece cursos gratuitos para camareiras, mensageiros, capitão porteiro, garçom e barman. As aulas acontecem no Centro de Cidadania Rinaldo de Lamare, prédio da Prefeitura localizado no bairro de São Conrado. A instituição também é responsável pelo fornecimento de material didático, uniforme, lanches e transporte. Além dos cursos técnicos, os alunos recebem cursos de inglês e português, ministrados pelo departamento de letras da UFRJ. O Programa Rio+Social foi parceiro na divulgação das vagas para os moradores das áreas pacificadas da cidade. O projeto também é apoiado pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

Áreas beneficiadas: Todas as favelas pacificadas.

Saiba mais

eu jovem carioca

Eu Jovem Carioca Tenho Uma História Pra Contar

Fundo Carioca / Brazil Foundation

Concurso literário realizado pelo Fundo Carioca, uma iniciativa da Brazil Foundation, que mobiliza recursos e investe em projetos de organizações da sociedade civil que apoiam jovens na conclusão do ensino médio e na qualificação profissional para inserção no mercado de trabalho.  O Concurso “Eu Jovem Carioca Tenho uma História para Contar” visa estimular a produção artística de jovens de comunidades pacificadas.  O concurso selecionou jovens alunos escritores do ensino médio das escolas públicas do Rio de Janeiro, situadas em áreas de UPP, para construírem uma história de tema livre. Os 15 jovens finalistas tiveram suas histórias ilustradas por artistas. Os autores das três melhores histórias e das três melhores ilustrações ganharam uma viagem pelas artes e letras na cidade de São Paulo, além de terem suas histórias publicadas no Jornal O Dia e gravadas em vídeo.

Áreas beneficiadas: Todas as comunidades pacificadas.

Saiba mais

Estácio

Evento de Memória do São Carlos

Vidas e Obras: Estácio, Cidade Nova e São Carlos – Bernardo Vilhena e Maurício Barraos de Castro

O Programa Rio+Social realizou o relançamento do livro “Vidas e Obras: Estácio, Cidade Nova e São Carlos” dos autores Bernardo Vilhena e Maurício Barros de Castro no dia 4 de julho de 2015. O evento teve como objetivo apresentar a obra à comunidade e estimular os moradores na criação de um espaço de memória da região. Durante o encontro, foram distribuídos aos presentes 200 livros autografados pelos escritores, além de 100 unidades que foram doadas para unidades escolares e bibliotecas comunitárias do entorno.  O livro mostra ambientes e conta a história da região através da geografia cultural e social, visitando avenidas, ruas, praças, casas, comércios, morros, becos, vielas, botecos, terreiros e quadras.

Áreas beneficiadas: Complexo do São Carlos


rua-4-630x370

Fala, Comunidade!

La Fabbrica/ TIM/ Secretaria Municipal de Urbanismo -SMU

Com o objetivo de nomear as principais ruas da Rocinha, foram feitas consultas populares utilizando tablets e formulários impressos que foram deixados em escolas e outros pontos estratégicos da Rocinha, permitindo ampla participação popular na escolha dos nomes para logradouros importantes da comunidade. Um relatório com a análise dos dados (quantitativo de votos válidos, origem dos votos e resultado do nome de cada rua) foi enviado para a Secretaria Municipal de Urbanismo (SMU), órgão da prefeitura que também participou da ação que completará o processo de regularização das ruas 1, 2, 3 e 4 da Rocinha.

Área beneficiada: Rocinha.


FAVELA CRIATIVA1

Favela Criativa

Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro

O Programa Favela Criativa é realizado pela Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro e tem como objetivo fortalecer, fomentar e dar visibilidade à produção cultural das favelas do estado. Resultado da parceria entre o poder público e a iniciativa privada, o Programa Favela Criativa é formado por um conjunto de projetos inseridos nos eixos Economia Criativa, Formação e Fomento que oferece a jovens agentes culturais formação artística e especialização em gestão cultural e estabelece canais de diálogo entre eles, possíveis parceiros e patrocinadores potenciais. O Rio+Social é parceiro desta iniciativa desde o momento de sua formulação, tendo participativo ativamente na orientação à equipe da SEC quanto à escolha das localidades para implementação das ações do Programa, na articulação com instituições locais para viabilizar espaços para ações culturais, na mobilização de atores e na divulgação das ações através das equipes de campo e redes de parceiros institucionais. Vale destacar a articulação com a Secretaria Municipal de Cultura para efetivação das ações, o apoio para realização do Circuito Cultural e o papel de correalizador da Feira Favela Criativa, através da participação na Comissão de Chancelamento Institucional do “Selo Favela Criativa”.

Abrangência da Ação: Todas as favelas pacificadas.

Saiba mais

Felicidade Interna Bruta

Felicidade Interna Bruta Instituto

Visão Futuro

O Instituto Visão Futuro é dedicado ao desenvolvimento integral do ser humano, à nova economia de prosperidade e justiça para todos. Promove programas para o equilíbrio corpo-mente, auto-sustentabilidade social e rural e a conscientização ecológica. O projeto Felicidade Interna Bruta (FIB) vem sendo desenvolvido no Complexo do Andaraí e tem por objetivo implantar, em caráter piloto, o Processo FIB Comunitário visando o seu protagonismo para promover o bem-estar coletivo e o desenvolvimento local sustentável. O projeto envolve a participação dos moradores da comunidade, do poder público, da iniciativa privada, de professores e estudantes universitários. Faz parte de um movimento internacional de pesquisas e experiências sobre novos indicadores de desenvolvimento, que levam em conta não apenas a soma dos produtos e serviços do País, mas que contemplem uma perspectiva sistêmica, capaz de integrar dimensões como padrão de vida econômico, boa governança, educação, saúde, meio ambiente, diversidade cultural, vitalidade comunitária, uso equilibrado do tempo e bem-estar psicológico. Em parceria com o Rio+Social, através do fornecimento de dados, indicação de parceiros locais e articulação com a Secretaria de Educação, o projeto vem sendo realizado na Creche João Paulo II com a participação de vinte educadores. Posteriormente a fase inicial de implementação do projeto, será realizado uma pesquisa aplicada em domicílios, com a participação da juventude local, a fim de avaliar a vida em comunidade, com base nos nove parâmetros mencionados anteriormente. Após este diagnóstico, serão feitas reuniões de planejamento comunitário, identificando ações prioritárias a serem implementadas nas comunidades.

Áreas beneficiadas: Complexo do Andaraí

Saiba mais

festival circo

Festival Internacional de Circo do Rio de Janeiro

Circo Crescer e Viver e Produtora M’Baraká

O Programa Rio+Social foi parceiro da instituição Circo Crescer e Viver na realização das duas primeiras edições do Festival Internacional de Circo do Rio de Janeiro, realizadas entre 2012 e 2014.  Este apoio concentrou-se na realização do Circuito Favela, no qual companhias nacionais e internacionais realizaram mais de 200 apresentações circenses em 39 comunidades pacificadas no Rio de Janeiro, ocupando praças, ruas, escolas, equipamentos e espaços públicos. O Programa colaborou no fornecimento de dados e mapas, no apoio para entrada nos territórios, na articulação com atores locais e agentes públicos e na contratação de mão de obra local.

Áreas beneficiadas: Todas as favelas pacificadas.

Saiba mais

fetranspor social

Fetranspor Social

Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro

O setor de responsabilidade social da Fetranspor atuou em parceria com o Rio+Social em prol do desenvolvimento e integração plena da cidade por meio da promoção da mobilidade urbana. Convergindo com os objetivos do Programa, através da doação de cartões de mobilidade para quatro projetos e instituições locais de 15 favelas pacificadas, contribuiu de forma significativa para a melhoria da qualidade de vida através da formação profissional, educação e incentivo à cultura. Os projetos apoiados foram Agentes da TransformAção, Pólo de Empreendedorismo Social, Fazendo Arte, no Turano e o Centro de Convivência Mais que Vencedores, localizado em Vila Kennedy.

Áreas beneficiadas: Maré, Penha, Jacarezinho, Barreira do Vasco, Vila Kennedy, Turano, Macacos, Manguinhos, Babilônia, Chapéu Mangueira, Caju e Alemão

Saiba mais

FLUPP

FLUPP

Associação Cultural de Estudos Contemporâneos

A Festa Literária Internacional das Periferias surgiu em 2012 para fortalecer o papel das periferias brasileiras nos debates sobre literatura e leitura. Com quatro exitosas edições, consolidou-se na agenda da cidade do Rio de Janeiro como um festival que reúne escritores do mundo inteiro para debater, experimentar, produzir e ampliar o poder da leitura. O objetivo principal da FLUPP é a criação de um ambiente para a celebração e a reflexão em torno do livro e da literatura nas periferias e favelas da cidade do Rio de Janeiro. E ao mesmo tempo, para a afirmação desses territórios como integrantes comuns da cidade, com diferenças e especificidades, mas detentores do mesmo estatuto e dos mesmos direitos.  O programa Rio+Social foi parceiro desde sua primeira edição, colaborando através do mapeamento minucioso de agentes e instituições locais a fim de envolver, informar e mobilizar o maior número possível de moradores das áreas pacificadas, garantindo o acesso democrático em todos os encontros realizados. Além disso, o Programa Rio+Social articulou junto à Rio Ônibus, a parceria para garantir a inclusão de estudantes de diferentes regiões da cidade ao evento.

 Áreas beneficiadas: Todas as favelas pacificadas.

Saiba mais

fluppensa

FLUPPensa

Associação Cultural de Estudos Contemporâneos

A FLUPPensa é um desafio literário para a formação continuada de leitores e autores e está em sua segunda edição. Jovens inscritos na FLUPPensa – os ‘fluppenseiros’ – participam de encontros semanais com escritores da literatura nacional e escrevem textos a partir de um desafio proposto. Os trinta textos mais bem avaliados serão publicados em uma coletânea que será lançada na abertura da FLUPP, em novembro de 2013 em Vigário Geral.

Áreas beneficiadas: Todas as comunidades pacificadas.

Saiba mais

OSB

Formação Continuada em Educação Musical para Professores da Rede Municipal de Ensino

Orquestra Sinfônica Brasileira – OSB

A ação tem como objetivo oferecer capacitação e formação contínua de professores de música que atuem, sobretudo, nas escolas da rede municipal de ensino. O projeto tem apoio da  Secretaria Municipal de Educação (SME) e do Conservatório Brasileiro de Música (CBM).

Áreas beneficiadas: Todas as comunidades pacificadas.


AgeRio

Fundo Estadual de Fomento ao Microcrédito Produtivo Orientado para Empreendedores

Agência Estadual de Fomento – AgeRio

O convênio firmado entre a Agência Estadual de Fomento (AgeRio) e o Rio+Social no início de 2015 garantiu a parceria no desenvolvimento de ações que possibilitaram que empreendedores das áreas pacificadas da cidade do Rio de Janeiro tivessem acesso a crédito com juros baixos, dentro do projeto Fundo de Fomento ao Microcrédito Produtivo Orientado para Empreendedores. Durante este período, foram realizados 437 atendimentos nas comunidades, através do micro ônibus itinerante da AgeRio. Os locais de atendimento, bem como a articulação com as lideranças locais e apoio à divulgação, foram feitos em parceria com as equipes de campo do Programa Rio+Social.

Áreas beneficiadas: Todas as favelas pacificadas

 

Saiba mais

são bernado

Funk Brasil – 40 Anos de Baile

São Bernardo Produções

O projeto contou a trajetória do funk através da integração entre música e teatro com a estreia do primeiro espetáculo a retratar a história deste gênero realizada na Arena Dicró em 2012, equipamento público da Secretaria Municipal de Cultura situado no Complexo da Penha. A ação tem como objetivo estimular a formação de novas plateias, contribuir para a democratização do acesso à cultura e promover a valorização do funk como bem cultural e manifestação artística popular. Em 2013, o espetáculo realizou apresentações no Teatro Carlos Gomes e João Caetano.

Áreas beneficiadas: Todas as comunidades pacificadas.


Print

Galeria Urbana Rio

Eu Amo Eu Cuido

Em uma ação do movimento ‘Rio Eu Amo Eu Cuido’ em parceria com o Programa Rio+Social, casas da Rua João de Lery, na comunidade do Cerro Corá ganharam pinturas de diversos artistas visuais, criando uma galeria de arte urbana ao ar livre. O objetivo foi promover a cultura, potencializar a auto-estima dos moradores, incentivar o cuidado na comunidade e o desenvolvimento do espaço público. Além disso, o projeto pretende potencializar o turismo e o desenvolvimento econômico da região, próxima a um dos grandes cartões postais da cidade, o Cristo Redentor. O Programa Rio+Social colaborou com a organização de reuniões comunitárias para apresentação da proposta do projeto e o envolvimento da Associação de Moradores e do grupo Cerro Corá: Moradores em Movimento.

Área beneficiada: Cerro Corá

Saiba mais

INSOLAR1

Insolar nas Comunidades

Insolar

A Insolar é um negócio social dedicado à promoção e democratização do acesso à energia solar no Brasil. Com a colaboração do Programa Rio+Social, a Insolar identificou a instituição ideal para receber o seu projeto piloto no ano de 2015. Através de reuniões locais com lideranças comunitárias e uma pesquisa qualificada em campo, a instituição beneficiada foi a Creche Mundo Infantil, localizada no Santa Marta. Desta forma, a partir do segundo trimestre de 2015 foi iniciada a obra para instalação permanente das placas solares. O projeto conta ainda com cursos sobre eficiência energética, oficinas sobre energia e aquecimento solar, dinâmicas lúdicas com as crianças da creche e capacitação de mão de obra local. Participam também do projeto a Light, o Consulado da Alemanha e a Sitawi.

Áreas beneficiadas: Santa Marta

Saiba mais

JuventudeArte

Intercâmbios JuventudeArte

Centro de Estudos de Políticas Públicas – CEPP

O projeto Intercâmbios JuventudeArte foi idealizado para integrar juventudes e territórios da cidade com base na reflexão sobre identidade e expressão cultural de suas comunidades.

O objetivo foi promover a circulação de jovens em suas localidades e em outras comunidades, e também incentivar que moradores de outras partes da cidade passassem a visitar as favelas.  A partir de entrevistas com moradores locais, os jovens criaram um mapa com cerca de 100 pontos culturais das quatro comunidades, Providência, Salgueiro,Tabajaras e Cabritos, incluindo artistas, pontos históricos, pontos de interesse, projetos educacionais, culturais e esportivos empreendidos por moradores, trilhas ecológicas e locais de onde se tem uma boa vista da cidade. O projeto teve o patrocínio da Light.

Áreas beneficiadas: Providência, Salgueiro e Tabajaras/Cabritos.

Saiba mais

9

Laboratórios Urbanos em Cidadania

Icos Cidadania

Laboratórios Urbanos é uma metodologia que auxilia na construção de ações coletivas e no fortalecimento da corresponsabilidade e do envolvimento dos moradores, por meio do incentivo à auto-organização e à participação voluntária. Em 2011, os resultados da fase de diagnóstico participativo na Formiga culminaram no desenvolvimento de uma ação chamada “Formiga Limpa, Formiga Linda”, realizada a partir de um acordo entre os moradores da comunidade sobre a importância da eliminação e da gestão do lixo.

Área beneficiada: Formiga.


Logo_Light_Recicla

Light Recicla

Light

O projeto consiste na troca de material reciclável por desconto na conta de energia elétrica. A coleta do material pode ser revertida em abatimento na conta dos moradores da comunidade ou em bônus a ser doado para instituições sociais cadastradas no projeto. Iniciado em Agosto de 2011, o projeto contempla o tripé da sustentabilidade que inclui os aspectos social, ambiental e econômico, ao incentivar a população a tratar seus resíduos, não agredir o meio ambiente e ainda gerar renda para os participantes. A iniciativa também contribui para a redução de gastos públicos com limpeza urbana. O Programa Rio+Social foi parceiro através do fornecimento de dados para entrada da iniciativa em comunidades pacificadas da cidade.

Áreas beneficiadas: Santa Marta, Chapéu Mangueira/Babilônia, Rocinha, Chácara do Céu, Cabritos/Tabajaras, Vidigal e São Carlos.

Saiba mais

Pedro 2

Matrícula PROEJA

Colégio Pedro II

O Rio+Social auxiliou na divulgação das inscrições do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) do Colégio Pedro II. Mais de 170 moradores se inscreveram em 10 plantões e 71 passaram na prova de seleção e foram aprovados para cursar o ensino médio em 2014. O PROEJA é um projeto educacional desenvolvido pelo Governo Federal que visa à elevação de escolaridade e qualificação profissional daqueles que não tiveram acesso ao Ensino Médio na idade regular. O Colégio Pedro II ofereceu 360 vagas para o Ensino Médio com duração de três anos, com formação geral e profissional técnica em Administração ou Manutenção e Suporte em Informática.

Áreas Beneficiadas:  Catumbi, Borel, Andaraí, Complexo do Alemão, Macacos, São João, Providência, Jacarezinho, Mangueira, Manguinhos e Batan

Saiba mais

UniCarioca

Núcleo de Ação Socioambiental – NASA

UniCarioca

O Núcleo de Ação Socioambiental da Unicarioca contribui com a formação cidadã de seus alunos, estimulando-os a buscar transformações e a empreender projetos que possam contribuir para uma mudança de vida das comunidades em que vivem. Através da parceria com o Rio+Social, diversas ações foram realizadas nas comunidades pacificadas entre 2013 e 2015.  Através da participação de alunos e docentes de forma voluntária, foram realizadas duas grandes campanhas de doação de livros que atingiram a marca de 19 mil livros distribuídos para projetos e iniciativas sociais. Além disso, foi realizado um projeto de fortalecimento de projetos locais dos agentes de campo do Programa, através da elaboração de onze vídeos institucionais apresentando as iniciativas. Dois cursos de elaboração de currículo foram oferecidos aos jovens moradores das comunidades do Borel e Casabranca, reforçando a importância da preparação pessoal para entrada no mercado de trabalho. Por último, vale destacar a realização do Circuito de Contação de Histórias da Unicarica, realizado em junho e julho de 2015 nas bibliotecas comunitárias de onze favelas pacificadas. Em parceria com o Rio+Social, foram identificados parceiros locais e instituições que trabalham com livro e leitura e desejam incentivar a prática da leitura e a maior participação de crianças e jovens no cotidiano das bibliotecas. Através de apresentações realizadas por alunos voluntários da universidade, cerca de 450 crianças e jovens assistiram às contações de histórias nas favelas do Tabajaras, Cantagalo,  Manguinhos, Salgueiro, Lins, Fallet, Santa Marta, Guararapes, Mangueira, Barreira do Vasco e Casa Branca.

Áreas beneficiadas: Macacos, Borel, Tabajaras, Cantagalo,  Manguinhos, Salgueiro, Lins, Fallet, Santa Marta, Guararapes, Mangueira, Barreira do Vasco e Casa Branca.


18

Plantão Banco de Currículos

Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes – SindRio

Os plantões levavam representantes do SindRio às comunidades pacificadas para cadastrar interessados nas vagas de trabalho em bares, restaurantes e hotéis associados ao sindicato. Os candidatos que se enquadravam nos perfis disponíveis, eles eram encaminhados imediatamente para as entrevistas de emprego. O SindRio oferece também cursos profissionalizantes e uma cartilha com dicas sobre postura profissional em entrevistas de emprego e elaboração de currículo. Em 2013 foram realizados 18 plantões de atendimento a moradores

Áreas beneficiadas: Borel, Chapéu Mangueira/Babilônia, Cidade de Deus, Escondidinho/Prazeres, Fallet/Fogueteiro/Coroa, Macacos, Providência, São João, Turano,Jacarezinho, São Carlos, Andaraí e Manguinhos

Saiba mais

1

Plataforma dos Centros Urbanos

Unicef

O objetivo geral da Plataforma é contribuir para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes moradores de comunidades populares de centros urbanos brasileiros. O projeto busca responder a alguns dos principais desafios das grandes cidades brasileiras, como a insuficiência de oportunidades, o aumento do desemprego e o aumento da violência. O projeto auxilia as comunidades e o município como um todo para transformar os princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente em ações concretas.

Áreas beneficiadas: Andaraí, Borel, Cidade de Deus, Escondidinho/Prazeres, Macacos, Rocinha e Salgueiro.

Saiba mais

Mundial

Programa de Desenvolvimento Institucional

Supermercado Mundial e Argilando

O Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI) foi idealizado pelo Programa Rio+Social para atender a uma grande demanda identificada pelas equipes de campo, que se deparavam constantemente com instituições com grande potencial para desenvolver projetos importantes para o território, mas que nem sempre possuíam as ferramentas para colocá-los em prática. Através de recurso captado com o Supermercado Mundial, o Rio+Social estabeleceu parceria com a ONG Argilando, que desenvolveu e ministrou um curso de elaboração de projetos e captação de recursos no Instituto Pereira Passos. Os três melhores projetos submetidos ao fim do curso dividiram o prêmio no valor de R$ 5 mil reais. A equipe do Rio+Social indicou todos os 41 inscritos no curso, acompanhou as aulas e deu todo apoio técnico e logístico para o bom desenvolvimento do projeto. Além desta frente, o Mundial também apoiou diversos eventos nos quais o Rio+Social esteve envolvido de alguma forma através da doação de lanches, bolos e bebidas.

Área beneficiada: Todas as favelas pacificadas.


VIVA FAVELA 1

Programa de Formação de Correspondentes Comunitários Multimídia

ONG Viva Rio

O programa Viva Favela oferece um Programa de Formação de Correspondentes Comunitários Multimídia para jovens moradores de favelas. O curso inclui noções básicas de jornalismo, fotografia, além de conhecimento sobre redes sociais e Direitos Humanos. Foram formadas duas turmas em parceria com o Programa Rio+Social, no Batan e na Barreira do Vasco.

Áreas beneficiadas: Batan e Barreira do Vasco.


Ver e Viver

Programa Social Ver e Viver

Instituto Ver e Viver

O Programa Social Ver e Viver tem como missão proporcionar melhor qualidade de vida através da visão. No Rio de Janeiro, através de campanhas nas comunidades pacificadas, o Instituto Ver & Viver (IVV) está formando parcerias para levar consultas oftalmológicas e equipamento corretivo de maneira inovadora (óculos prontos para montagem), concentrando todas as etapas para a correção visual em um só lugar. O Programa Rio+Social foi parceiro do Instituto na mobilização local, na articulação com novos parceiros e na divulgação das ações realizadas.

Áreas beneficiadas:  Borel, Cantagalo, Cidade de Deus, Chapéu Mangueira, Santa Marta, São Carlos e Vidigal.

 

Saiba mais

logo-crianca-em-foco

Projeto Criança Pequena em Foco

Centro de Criação de Imagem Popular – Cecip

O projeto Criança Pequena em Foco é realizado pela instituição Centro de Criação de Imagem Popular (CECIP). Em parceria com o Rio+Social, CET-Rio e a Secretaria Municipal de Educação o projeto foi implementado nas favelas da Babilônia, Chapéu Mangueira, Complexo do Alemão e Manguinhos. Seu objetivo é prevenir a violência contra a vida das crianças, especialmente aquela sofrida no trânsito, a partir da promoção de um modelo de política pública com participação infantil e comunitária. A proposta é gerar e divulgar informações que incorporem o ponto de vista das crianças sobre a comunidade onde moram, para que sirvam de subsídios para os tomadores de decisões e os planejadores das políticas públicas para aquelas áreas, assim como sensibilizar o poder público para a importância de se incorporar a escuta das  crianças no planejamento de projetos.

Em 2013, em parceria com o Programa A Caminho da Escola, ligado ao Centro de Educação para o Trânsito da CET-RIO, o projeto foi implementado na Escola Municipal Professor Afonso Várzea, Complexo do Alemão, onde ocorreram oficinas com as crianças e a visitação dos alunos à Fábrica de Placas da CET-RIO. Foram realizadas oficinas onde as crianças falaram das dificuldades que elas enfrentam em seus caminhos de casa para a escola. Entre os problemas, foi falado da falta de respeito ao sinal próximo à escola, como quando disseram “Os ônibus param e a as kombis também, mas as motos não”, e as crianças propuseram a colocação de uma placa com a mensagem “Respeite o sinal”.  As crianças entraram no universo da elaboração das placas e da importância das mesmas para orientação do trânsito da cidade. Como desdobramento das atividades, a placa proposta e produzida pelas crianças foi instalada no local indicado por elas e realizou-se uma exposição fotográfica na escola, com o registro de todas as atividades realizadas. Em setembro deste mesmo ano, aconteceu o lançamento da publicação “Vamos Ouvir as Crianças?” – Caderno de metodologias participativas do Projeto Criança Pequena em Foco.

A partir de 2014, a etapa mais atual do projeto vem ocorrendo em Manguinhos, através de oficinas lúdicas e com propostas participativas com os alunos da Creche Manguinhos e da Escola Municipal Professora Maria de Cerqueira e Silva, além de uma pesquisa de campo realizada com a participação dos moradores, crianças e adultos, da região. A proposta é a criação de um diagnóstico sobre a segurança no trânsito, além da criação de indicadores que irão subsidiar as ações implementadas durante os anos de 2016 e 2017. Com a participação de crianças, lideranças, instituições locais, agentes públicos e redes comunitárias, será possível acompanhar os resultados do projeto e avaliar o impacto das ações que serão implementadas com a CET-Rio e outras Secretarias Municipais envolvidas com o projeto.

Áreas beneficiadas: Chapéu Mangueira/Babilônia, Santa Marta, Complexo do Alemão e Manguinhos.

Saiba mais

logo-estacio-luxo-300x300

Projeto Estácio Social

Universidade Estácio de Sá

O projeto consiste na oferta de 10 mil bolsas de cursos livres da Universidade para as comunidades pacificadas do Rio de Janeiro durante o evento Ação Global, da Firjan e da Globo Rio.

Comunidades beneficiadas: Mangueira, Rocinha e Complexo do Alemão.

Saiba mais


Logo CCR

Projeto Sacolona

CCR Norte

Projeto de reaproveitamento de lonas utilizadas em outdoors localizados nas rodovias que estão sob a concessão da CCR para produção de bolsas e outros artigos. O projeto tem como parceiros a Asplande e a Corte e Arte.

Área beneficiada: Pavão-Pavãozinho/Cantagalo.


Projeto se liga Salgueiro

Projeto Se Liga Salgueiro

Pro-Natura Brasil

O Pro-Natura é uma organização não governamental especializada na construção de economias sustentáveis com programas projetados para aumentar o bem-estar econômico e social de comunidades. No início de 2014, com o apoio do Rio+Social, foi iniciado o Projeto Se Liga Salgueiro, que tem como objetivo promover de forma participativa e colaborativa um modelo de desenvolvimento socioeconômico sustentável para a favela do Salgueiro, fornecendo soluções replicáveis e escaláveis para os grandes problemas e temas relacionados à realidade das favelas. Vale destacar a realização de um diagnóstico realizado por jovens da comunidade, através do qual foram destacadas as oportunidades de negócios socioeconômicos que os próprios moradores possam assumir como protagonistas e, desta forma, contribuir para o fortalecimento da economia local. Como desdobramento desta pesquisa, algumas ações já vem sendo desenvolvidas, como a inauguração da rádio Se Liga Salgueiro e a criação de uma horta comunitária. Novas ações estão previstas para 2016.

Áreas beneficiadas: Salgueiro

Saiba mais

ibmec

Projeto Seu Livro Vale Outro

Consultoria Empresarial Ibmec Jr.

O Projeto “Seu Livro Vale Outro” é promovido pela Ibmec Jr. e tem como objetivo principal incentivar o reaproveitamento dos livros que os alunos não utilizam mais, além de proporcionar interação, informação e cultura aos participantes. A ação em parceria com o Rio+Social foi realizada em outubro de 2013 e teve como objetivo fortalecer instituições que desenvolvem atividades de leitura no Complexo da Penha. As instituições beneficiadas foram: Casa de Convivência e Lazer para Idosos Carmem Miranda; Centro de Educação Multicultural; Creche do Morro da Fé e UPP Chatuba. Representantes da Ibmec Jr. realizaram a visita aos projetos, acompanhados da equipe da Rio+Social, para doar mil livros infantis e literários e desta forma conhecer melhor os projetos e assegurar a boa utilização dos livros.

Área beneficiada: Complexo da Penha

Saiba mais


Projeto Teresas em Ação

Projeto Teresas em Ação

Instituto Gênesis

O Teresas em Ação é um projeto desenvolvido pelo instituto Gênesis da PUC-Rio com a Chevron, em parceria com o Rio+Social / Instituto Pereira Passos. O projeto tem o objetivo de apoiar mulheres empreendedoras de Santa Teresa e se divide em duas frentes: (i) apoio a empreendimentos já existentes na comunidade; e (ii) apoio a geração de novos empreendimentos na área de gastronomia. Desde janeiro de 2013, a equipe do Instituto Gênesis iniciou o processo de seleção de empreendimentos de mulheres nas comunidades de Santa Teresa. O empreendimento selecionado a ser apoiado foi o Toque de Mão e o apoio a esse empreendimento foi iniciado em julho de 2013.

Área beneficiada: Prazeres


abl

Raul Pompéia e Aluísio Azevedo, Educação e Moradia na Literatura Nacional

Academia Brasileira de Letras / FLUPP

A exposição Raul Pompéia e Aluísio Azevedo, educação e moradia na literatura nacional montada na Estação de Bonsucesso do Teleférico do Alemão faz homenagem a dois grandes nomes da literatura brasileira: Aluísio Azevedo e Raul Pompéia. A mostra utiliza as principais obras dos dois autores, “O Cortiço” e “O Ateneu”, para falar sobre moradia e educação na cidade do Rio. A abertura aconteceu no dia 22 de outubro de 2013 e fica em cartaz até Julho de 2014. Um dos painéis, concebido pela Rio+Social / Instituto Pereira Passos, é uma linha do tempo que registra a evolução das moradias populares na cidade do Rio de Janeiro passando pelos modelos dos cortiços, parques proletários, ocupações até chegar às favelas dos dias de hoje. Todo o material deste painel, chamado “Da demolição do Cortiço Cabeça de Porco ao Teleférico do Alemão: 120 anos de história da habitação popular no Rio de Janeiro”, foi pesquisado e organizado pelo assessor especial da Presidência do IPP, Fernando Cavallieri.  A exposição surgiu de uma parceria entre a Academia Brasileira de Letras (ABL), a Feira Literária das UPPs (FLUPP) e o Instituto Pereira Passos.

Área Beneficiada: Complexo do Alemão

Saiba mais

reciclação

ReciclAção

Instituto BRFBRF, Equilíbrio Sustentável, Galera.com, Grupo PROA, Recicoleta, EPA e Brasil PET. Comlurb, SECONSERVA e SMAC

Projeto de educação ambiental, reciclagem e mobilização comunitária que visa contribuir com a erradicação dos riscos socioambientais do Morro dos Prazeres. O projeto recebe a doação de materiais recicláveis de moradores e instituições locais, que são vendidos a recicladoras parceiras. A receita gerada é utilizada para manter a operação do projeto, reduzindo o lixo na comunidade e também organizando mutirões para melhorar a infraestrutura do bairro, além de ações de educação ambiental. O Rio+Social integrou o Grupo de Trabalho do ReciclAção desde seu início em 2012, tendo colaborado ativamente na construção do projeto e em sua implantação. Além disso, o Rio+Social fez articulação para inclusão da Comlurb, SMAC e SECONSERVA no processo. Também fez a aproximação entre o ReciclAção e a Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) para o desenvolvimento de uma cooperação técnica, a qual está em andamento.

Área beneficiada: Prazeres

Saiba mais

8

Rio Cidade Sustentável

Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável – CEBDS

O projeto reuniu por um ano um grupo diversificado de empresas para realizar ações de desenvolvimento urbano que respeitassem os critérios da sustentabilidade. Os resultados  foram apresentados no Earth Summit (evento da Rio+20), em junho de 2012.

Área beneficiada: Chapéu-Mangueira/Babilônia.


6

Sala Futura

Canal Futura

Parceria com o “Canal Futura” no projeto “Sala Futura”: Criação de um espaço multimídia com ações permanentes de formação, programação com atividades pedagógicas e rodas de diálogo temáticas. Através da Sala Futura, o Canal Futura disponibiliza acesso à programação do canal e promove a troca de saberes entre jovens, educadores e comunidades. A escolha desta instituição ocorreu em conjunto com a equipe local do Programa Rio+Social, após inúmeras visitas a todas as instituições locais do território e um forte processo reflexivo. Ao longo do processo de decisão sobre qual instituição receber a Sala Futura, o Programa Rio+Social organizou um encontro no Borel com o objetivo de apresentar a todos os moradores o escopo do projeto e chegar em uma decisão participativa. Neste encontro foi escolhida a Fundação São Joaquim, apontada como opção mais indicada para aproveitamento pleno da Sala Futura por toda comunidade, incentivando o intercâmbio entre as escolas e instituições no entorno. A Sala Futura foi instalada no dia 1º de março de 2012.

Área Beneficiada: Borel.

Saiba mais


santa musica

Santa Música Faz!

Roda de Produção Ilimitada e Coletivo Santa Música

O evento consistiu em intervenções artísticas nas comunidades pacificadas, com o objetivo de aguçar a curiosidade musical dos moradores e abrir caminhos para a formação de produtores culturais locais que possam recriar eventos que fomentem a diversidade artística no lugar, além de contribuir para a geração de emprego e renda. A primeira edição do evento aconteceu em 2012.

Áreas beneficiadas: Chapéu Mangueira/Babilônia, Providência e São Carlos.

Saiba mais

sede de vencer

Sede de Vencer

Instituto Neymar Junior e Instituto Brasil Solidário – IBS

O projeto Sede de Vencer tem como objetivo levar para comunidades vulneráveis de todo o Brasil uma solução simples e eficaz no combate à falta ou carência de água potável. Através da realização de um levantamento sobre as condições da água potável nas favelas pacificadas da região da Tijuca, o Programa Rio+Social indicou a comunidade do Borel como prioritária para receber a primeira etapa deste projeto, através da entrega de 150 filtros de água para as família em situação mais vulnerável.

Área beneficiadas:  Borel

 

Saiba mais

Semanas de aperfeiçoamento

Semanas de Aperfeiçoamento Técnico Instrumental

Orquestra Sinfônica Brasileira – OSB

Durante o ano de 2012, foram realizados cursos de aperfeiçoamento com instrumentistas de metais e percussão da OSB para professores que atuassem nas comunidades pacificadas e estivessem ligados a projetos sociais que envolvessem a música.

Áreas beneficiadas: Borel, Cidade de Deus, Complexo do Alemão e Providência.


Marca SESI Cidadania_vertical_positivo

Sesi Cidadania

Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro – Firjan

O Sesi Cidadania é uma iniciativa do Sistema Firjan que transforma a vida de milhares de pessoas. Esse trabalho promove cidadania, educação e qualidade de vida por meio da oferta gratuita de cursos de educação básica, continuada e profissional do Sesi e do Senai e de seus programas de esporte, lazer e cultura.

Áreas beneficiadas: Todas as comunidades pacificadas.

Saiba mais

UpwithEnglish_logo_color2

Up with English: Uso Prático da Língua Inglesa

Consulado Americano

O curso tem como foco o desenvolvimento profissional de jovens entre 13 e 18 anos. Além das aulas de inglês duas vezes por semana com  professores do IBEU, os jovens também aprendem técnicas de empregabilidade para sua inserção no mercado de trabalho, como por exemplo, elaboração de currículo e preparação para entrevistas de emprego.

Áreas beneficiadas: Cidade de Deus, Pavão-Pavãozinho/Cantagalo e Providência.


TODO O CONTEÚDO DESTE WEBSITE ESTÁ LICENCIADO SOB A CC ATTRIBUTION 3.0 BRAZIL, EXCETO QUANDO ESPECIFICADO EM CONTRÁRIO E NOS CONTEÚDOS REPLICADOS DE OUTRAS FONTES.