Penha recebe Nave do Conhecimento Joelmir Betinhg

21 dezembro 2012 | Notícias | Território: Complexo da Penha

fachada1

Dotada com o que existe de mais moderno em tecnologia da informação, a Nave do Conhecimento da Penha será inaugurada nesta segunda-feira (24/Dez), e vai se chamar Joelmir Beting, jornalista econômico falecido no final do mês passado. O Prefeito Eduardo Paes e os secretários municipais de Ciência e Tecnologia, Franklin Dias Coelho, de Obras (SMO), Alexandre Pinto, e o presidente da Empresa Municipal de Urbanização (Riourbe), Armando Queiroga, participam da solenidade de abertura do local, às 10h, na Rua Santa Ingrácia, 440 (Vila Olímpica Greip da Penha), Zona Norte.

Com traços de inovação urbanística, a Nave foi projetada com espaços multiuso e interativos, oferecendo inúmeras opções de cursos, pesquisas, visitas virtuais e lazer aos frequentadores. O equipamento vai promover oficinas nas áreas de robótica, tecnologias de rede, produção e computação gráfica, design gráfico, web design, produção de vídeo e fotografia, entre outros. A Nave possui sala de produção de conteúdo, biblioteca virtual e áreas de lazer. A SMO, através da Riourbe, coordenou a construção da Nave, que terá sua gestão feita pela Secretaria de Ciência e Tecnologia (SECT).

Em homenagem a um morador ilustre da região, a sala multímídia da Nave vai se chamar Professor João Gonçalves Lima Filho, profundo conhecedor da história da Leopoldina e adjacências, falecido em 2004. A Nave da Penha junta-se a de Santa Cruz, a do Parque Madureira, a de Irajá e às Praças do Conhecimento de Padre Miguel, de Nova Brasília (Complexo do Alemão), e a do Bairro Carioca de Triagem. A próxima a ser inaugurada, no início de 2013, será a de Vila Aliança, na Zona Oeste.

Estes espaços funcionam em interação pedagógica e cultural com as escolas da região, atuando como um complemento às atividades extracurriculares desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação. Facilitam a melhor integração entre a comunidade e os serviços públicos prestados no local, funcionando em tempo integral, inclusive nos finais de semana.

A proposta é facilitar o ingresso de jovens e adultos no mercado de trabalho através da capacitação por meio das novas tecnologias. Além disso, é um projeto de inclusão digital, permitindo acesso a internet e ferramentas de ensino a distância. O acesso de banda-larga a internet permite consultar revistas, livros, conteúdos e demais acervos de bibliotecas de outas instituições nacionais e internacionais, funcionando como uma Biblioteca Digital, promovendo de forma irrestrita a universalização do conhecimento.

 

Evento: Inauguração Nave do Conhecimento da Penha, jornalista Joelmir Beting

Data: 24 de dezembro de 2012 (Segunda-feira).

Horário: 10 horas.

Local: Rua Santa Ingrácia, 440 (Vila Olímpica Greip da Penha – Zona da Leopoldina).

 

Fonte: Diário Oficial do Município

TODO O CONTEÚDO DESTE WEBSITE ESTÁ LICENCIADO SOB A CC ATTRIBUTION 3.0 BRAZIL, EXCETO QUANDO ESPECIFICADO EM CONTRÁRIO E NOS CONTEÚDOS REPLICADOS DE OUTRAS FONTES.